A Pós-Graduação Stricto Sensu da UniAlfa




Alguns anos após o início de suas atividades acadêmicas, a Alfa iniciou o processo de estruturação da Pós-Graduação Stricto Sensu, pleiteando e obtendo, no final de 2006, aprovação da Capes para criar o seu primeiro Programa de Mestrado.

Atualmente, mantém a oferta de dois cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional (MDR) e o Mestrado Profissional em Administração, alinhados com o perfil e com a proposta pedagógica institucionais e com as demandas de formação de recursos humanos apresentadas pela realidade na qual a Instituição está inserida.

Neste sentido, o Mestrado Profissional em Administração dá andamento à proposta de qualificar gestores e o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional está voltado para a qualificação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, levando em consideração o conceito de Desenvolvimento Regional.

Assim, o MDR vem se constituindo em locus privilegiado, no qual profissionais – docentes e discentes – participam da construção das discussões sobre as potencialidades, os diferenciais, as alternativas de solução para os problemas emergentes e sobre a atuação dos agentes privados e públicos comprometidos com o desenvolvimento da Região CentroOeste.

A opção pelo Mestrado Profissional e pela a área de concentração em Planejamento Urbano Regional e Demografia guarda, então, estreita vinculação com a história e o perfil da Instituição, como está expresso nos objetivos do Programa.

O Mestrado em Desenvolvimento Regional, pela sua abrangência e em decorrência do processo de investigação e pesquisa vivenciado por docentes e discentes, tem proporcionado à Instituição um acúmulo de conhecimento sobre as mais diversas realidades socioeconômicas regionais.

Na medida em que tais realidades são estudadas, pesquisadas e mais bem compreendidas, tornam-se possíveis o dimensionamento dos desafios que se apresentam e a indicação de alternativas inovadoras, seja para a formulação de políticas públicas, seja para a otimização de processos relacionados à gestão de empreendimentos.


Dessa forma, pela sua inserção regional, a instituição resgata sua função social, na forma de conhecimento aplicado e de profissionais altamente capacitados para estarem à frente de instituições públicas e de empresas que promovem o desenvolvimento socioeconômico do estado e da Região Centro-Oeste.

Comentários