Microeconomia da Competitividade - Stricto Sensu Unialfa



Convênio firmado, desde 2013, entre a Alfa e o Programa Microeconomics of Competitivesness (MOC)o programa Microeconomia da Competitividade da Universidade de Harvard (MOC) tem como objetivo realizar estudos sobre a competência empresarial e competitiva de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino.

Faz parte de acordo do Centro Universtiráio UNIALFA com o Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial numa perspectiva econômica regional.

Esta entidade congrega atualmente aproximadamente 100 universidades filiadas no mundo todo, que desenvolvem pesquisas sobre negócios locais, agrupados em clusters ou arranjos produtivos locais, utilizando metodologia de análise que considera não somente os fatores tradicionais de produção, como também o grau de exigência da demanda interna, a presença de setores correlatos e de apoio (governo, universidades, institutos de pesquisa), assim como a dinâmica competitiva das empresas existentes. Este programa promove anualmente Workshops reunindo professores pesquisadores e alunos das instituições filiadas do mundo inteiro, que apresentam para debate casos sobre competitividade de clusters regionais.



Dentro deste convênio são realizadas disciplinas nas diversas Instituições afiliadas. Na Unialfa anualmente é realizada a disciplina MOC como parte das atividades dos dois mestrados. Um grupo de professores ministra as atividades e, apresenta Estudos de Caso exclusivos do convênio e, posteriormente incentiva alunos à produzirem estudos de caso sobre clusters locais e regionais. Participaram das atividades em 2017 os professores Bento Alves da Costa Filho, Alcido Elenor Wander, Paulo Bontempo, Luiz Calado e Cintia Godoi. 






Comentários

Postagens mais visitadas