Participação Cintia Godoi em Hackathon Sebrae do Artesanato de Goiás


Em outubro de 2018 especialistas em tecnologia se reuniram em Olhos Dágua, durante o Encontro Estadual dos Artesãos, para sugerir soluções digitais para apoiar o artesanato goiano. 
No evento, a professora Cintia Godoi, coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional atuou como Mentora das equipes para apoiar a construção de projetos e soluções para artesãos goianos e suas produções. 

Ao longo do evento foram apresentados desafios para que os jovens criassem projetos. Os desafios apresentados foram: 

1.Acesso ao credito
2.Qualificação
3.Matéria Prima
4.Comercialização,
5. Valorização e memória


Para pensar os principais desafios, foram apresentados elementos que deveriam ser considerados. 

1. Acesso ao crédito
Hoje não existe uma linha de crédito no mercado voltada ao artesanato. Neste sentido é difícil para o artesão acessar matéria prima, ou insumos para aqueles que ainda não vivem exclusivamente do artesanato.

Em geral os artesãos trabalham 3 ou 4 técnicas, pelo menos, e passam por várias até chegar àquela que eles realmente gostam e querem atuar.

2. Qualificação:
Os artesãos precisam de qualificação em gestão, muitos estão se tornando microempresários, e, precisam portanto, saber precificar, entender de logística, venda, marketing, ou até mesmo desenvolver um produto, quanto de produtos precisam ter em estoque e, que não geram perda de dinheiro.
O artesão tem que ter o conhecimento técnico e tem que entender de gestão para dar conta da sua produção e tratá-la como negócio e meio de vida.

3. Matéria Prima:
Muitas vezes a matéria prima é abundante em um município e, não em outro. A compra da matéria prima, a distância, a logística, pode encarecer o produto.
Em diversos trabalhos feitos com artesãos a Swot apresentava matéria prima como ponto forte e, ao mesmo tempo como ponto fraco. Ocorre que há abundância de matéria prima em Goiás, mas, ao mesmo tempo pode haver matéria prima diversa, mas pode haver dificuldades em acessar matérias primas específicas.

4. Comercialização:
Não há clientes costumeiros, bem como há oscilação da dinâmica dos turistas. E, com isso as demandas dos artesãos englobam o acesso à um local ou cliente para comercializar os produtos e, é preciso considerar que muitos municípios têm muitos artesãos, mas não são turísticos.

5. Valorização e memória:
Muitos artesãos são mais movidos pelo prazer em fazer o artesanato, muitos relatam que o artesanato apoiou melhoria em qualidade de vida em função da depressão.

Para estimular a criação de projeto ou solução portanto, foi estimulada uma etapa de ideação que levasse em consideração algum dos principais desafios levantados. 

O desafio foi finalizado ao final do terceiro dia do Hackathon com um projeto que recebeu premiação que apoiará encaminhamentos para que o projeto vencedor possa ser viabilizado. 

Informações adicionais: 




http://www.go.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/GO/desafio-digital-sugere-solucoes-para-artesanato-goiano,9ab70e43fe516610VgnVCM1000004c00210aRCRD

http://www.go.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/GO/desafio-digital-reune-especialistas-em-tecnologia,ad8382e032606610VgnVCM1000004c00210aRCRD


Jovens em momento de premiação:



Comentários

Postagens mais visitadas