Disciplina Microeconomia da Competitividade - Arquitetura Unialfa

O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA faz parte do Microeconomics of Competitiveness (MOC) Affiliate Network, coordenado pelo Institute for Strategy and Competitiveness, ligado à Escola de Negócios da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA) e, liderado pelo professor emérito Michael E. Porter.

Mais de 100 instituições, em mais de 65 países, em todo o mundo, são afiliadas ao Programa cujo objetivo principal é explorar, incentivar e desenvolver estudos sobre a competitividade de nações, regiões e cidades.

Anualmente, no mês de dezembro, o MOC promove um Workshop com as instituições afiliadas para discutir as experiências de cada uma em relação aos cursos e pesquisas realizadas.

O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA passou a integrar a rede MOC, em 2011, e desde então tem enviado equipes de professores aos encontros anuais. O convênio internacional envolve os dois mestrados profissionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Instituição cuja equipe é formada por professores doutores em diversas áreas como Administração, Economia, Geografia e outras áreas.

O embasamento teórico-conceitual utilizado no Programa segue o chamado Modelo Diamante do Professor Porter, que explica a capacidade competitiva de uma região não somente pelos recursos e riquezas locais, como também pela presença de um mercado interno forte, pela participação e apoio de governos, universidades e institutos de pesquisa, e por meio da dinâmica competitiva das empresas existentes na localidade em estudo.

No Unialfa, o Programa abrange as seguintes atividades:

(1) disciplina oferecida anualmente “Estudos de Caso MOC” na qual são discutidos e analisados diversos casos de clusters internacionais;
(2) elaboração por parte dos alunos de estudos de clusters locais, regional ou nacional que são enviados ao Workshop anual para concorrer ao “Team Project Award”; 
(3) estudos sobre competitividade regional conduzido pela equipe de professores que coordena o Programa; e  (4) orientações de dissertações de mestrado na área de competitividade regional.

A disciplina “Estudos de Caso MOC” é oferecida nos Programas de Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Regional, mas pode ser cursada como disciplina independente por alunos de outros programas e instituições, desde que tenham curso superior completo.
Em 2018 foi ofertado um curso especial para discentes do curso de Arquitetura Unialfa com intuito de promover discussão sobre os usos e apropriações do espaço urbano, e, especialmente, sobre o tema Cidades Competitivas.

As atividades foram realizadas em abril e, maio de 2018, com 10 alunos do curso de Arquitetura e, com participação dos professores: Cintia Godoi, Paola Monteiro e Sérgio Caruso. Todos os professores tem formação na área de Planejamento Regional, Urbano e Demografia e, atuaram de maneira articulada para promover o debate sobre as novas formas de se apropriar de espaços urbanos e, de que maneira estes espaços estão sendo construídos como espaços inteligentes.

Os discentes tiveram papel fundamental na construção do debate e, foram convidados à participar da disciplina de Microeconomia da Competitividade do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Unialfa que também será realizado em maio de 2018.

Ementa MOC: Por meio do método do caso para ensino, esta disciplina proporciona ao aluno entender e aplicar os conceitos e metodologias relacionadas à competitividade das empresas, regiões e nações, numa perspectiva microeconômica da estratégia.

Ementa Arquitetura: Introdução ao planejamento (história e processo de planejamento). Análise, diagnóstico e diretrizes. Instrumentos urbanísticos e legislação urbana. Desenvolvimento da prática do planejamento na gestão urbana  e regional (polarização, interdependências municipais e metropolização).

Ementa MOC Arquitetura:
Discutir caso Competitiveness of Cities: Making Barcelona Smart
Discutir caso Patrimonio Hoy: Access to Housing and Finance

CONTEÚDOS:  Modelo diamante: levantamento dos fatores de produção; condições da demanda; setores correlatos e de apoio; intensidade competitiva entre as empresas; Casos de Harvard sobre competitividade das Cidades e, sobre papel das empresas nas transformações do espaço urbano.

JUSTIFICATIVA:  O uso do método do caso é uma tradição das melhores escolas de negócios do mundo. Este curso visa inserir o aluno no contexto, auxiliando-o a aplicar a metodologia de casos em aula, bem como escrever cases que possam ser adotados em cursos. Proporciona ao aluno entender e aplicar os conceitos e metodologias relacionadas à competitividade das empresas, regiões e nações, numa perspectiva microeconômica da estratégia. Visa explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial, considerando não somente os fatores tradicionais de produção, como também a participação de empresas, associações de classe, universidades, institutos de pesquisa, dentre outros. O programa MOC/UNIALFA faz parte de acordo do Centro Universitário com o Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston, Massachusetts, USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter.

OBJETIVOS Apresentar as características do método do caso; Orientar para a elaboração de um método de caso;  Discutir casos em sala de aula CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Origens e a evolução do conceito do modelo diamante de Porter – Resumo direcionado  1.1 Metodologia de Estudos de Caso

2. Competitividade 2.1 Competitividade das Cidades

3. Poder privado nas transformações no espaço urbano

Encontros Temas Detalhamento

Encontros
Temas
Detalhamento
Sergio Caruso
1.Origens e a evolução do conceito do modelo diamante de Porter
2. Importância do estudo de caso.
 Livro: On Competition, cap. 6


Paola Monteiro e Aline Miranda
 Planejamento estratégico de cidades
- Metodologia para o desenvolvimento estratégico de cidades
- Planejamento estratégico x Planejamento tradicional

 Livros:
Planificación estratégica de ciudades, cap. 1 e 2.
Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos, cap. 1 e 2.
Cintia Godoi
3. Competitividade das Cidades
Learning by the Case Method. 

CASE/READING:
Competitiveness of Cities: Making Barcelona Smart
Patrimonio Hoy: Access to Housing and Finance 


Comentários

Postagens mais visitadas