Disciplina Microeconomia da Competitividade, MOC, 2018
Finalizada a Disciplina Microeconomia da Competitividade, MOC, 2018 do Unialfa.
Em 2018, a disciplina foi ministrada pelos professores Alcido Wander e, Cintia Godoi.
Abaixo fotografias das atividades e, a ementa da disciplina:
Disciplina:
Estudos de Caso MOC – Microeconomia da
Competitividade
Carga
Horária: 30 horas
Período:
11, 12, 18, 19/ maio/2017
Área
de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
Professores:
Alcido Wander Elenor e Cintia Neves Godoi
Titulação:
Doutores
O PROGRAMA MICROECONOMIA
DA COMPETITIVIDADE
O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA faz
parte do Microeconomics of Competitiveness (MOC) Affiliate Network, coordenado
pelo Institute for Strategy and Competitiveness, ligado à Escola de Negócios da
Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA) e, liderado pelo professor
emérito Michael E. Porter.
Mais de 100 instituições, em mais de 65 países, em
todo o mundo, são afiliadas ao Programa cujo objetivo principal é explorar,
incentivar e desenvolver estudos sobre a competitividade de nações, regiões e
cidades.
Anualmente, no mês de dezembro, o MOC promove um
Workshop com as instituições afiliadas para discutir as experiências de cada
uma em relação aos cursos e pesquisas realizadas.
O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA passou
a integrar a rede MOC, em 2011, e desde então tem enviado equipes de
professores aos encontros anuais. O convênio internacional envolve os dois
mestrados profissionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da
Instituição cuja equipe é formada por professores doutores em diversas áreas
como Administração, Economia, Geografia e outras áreas.
O embasamento teórico-conceitual utilizado no
Programa segue o chamado Modelo Diamante do Professor Porter, que explica a
capacidade competitiva de uma região não somente pelos recursos e riquezas
locais, como também pela presença de um mercado interno forte, pela
participação e apoio de governos, universidades e institutos de pesquisa, e por
meio da dinâmica competitiva das empresas existentes na localidade em estudo.
No Unialfa, o Programa abrange as seguintes
atividades:
(1)
disciplina oferecida anualmente “Estudos de Caso MOC” na qual são discutidos e
analisados diversos casos de clusters internacionais;
(2)
elaboração por parte dos alunos de estudos de clusters locais, regional ou
nacional que são enviados ao Workshop anual para concorrer ao “Team Project
Award”;
(3)
estudos sobre competitividade regional conduzido pela equipe de professores que
coordena o Programa; e
(4)
orientações de dissertações de mestrado na área de competitividade regional.
A disciplina “Estudos de Caso MOC” é oferecida nos
Programas de Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Regional,
mas pode ser cursada como disciplina independente por alunos de outros
programas e instituições, desde que tenham curso superior completo. Em 2018, a
referida disciplina será oferecida no mês de maio, e somará 30 horas/aula.
EMENTA:
Por
meio do método do caso para ensino, esta disciplina proporciona ao aluno
entender e aplicar os conceitos e metodologias relacionadas à competitividade
das empresas, regiões e nações, numa perspectiva microeconômica da estratégia.
CONTEÚDOS:
Modelo
diamante: levantamento dos fatores de produção; condições da demanda; setores
correlatos e de apoio; intensidade competitiva entre as empresas; Casos de
Harvard sobre internacionalização e desenvolvimento de clusters.
JUSTIFICATIVA:
O
uso do método do caso é uma tradição das melhores escolas de negócios do mundo.
Este curso visa inserir o aluno no contexto, auxiliando-o a aplicar a
metodologia de casos em aula, bem como escrever cases que possam ser adotados
em cursos. Proporciona ao aluno entender e aplicar os conceitos e metodologias
relacionadas à competitividade das empresas, regiões e nações, numa perspectiva
microeconômica da estratégia. Visa explorar os determinantes da competitividade
e do sucesso empresarial, considerando não somente os fatores tradicionais de
produção, como também a participação de empresas, associações de classe,
universidades, institutos de pesquisa, dentre outros. O programa MOC/UNIALFA
faz parte de acordo do Centro Universitário com o Instituto para Estratégia e
Competitividade da Universidade de Harvard (Boston, Massachusetts, USA),
liderado pelo professor emérito Michael Porter.
OBJETIVOS
•
Apresentar as características do método do caso;
•
Orientar para a elaboração de um método de caso;
•
Discutir casos em sala de aula
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.
Origens e a evolução do conceito do modelo diamante de Porter – Resumo
direcionado
1.1
Metodologia de Estudos de Caso
2.
Clusters in Developing Countries (2013)
3.
Cluster Internationalization (2013)
4.
Clusters and Cluster Development: Advanced Economies (2013)
5.
Elaboração de Estudos de Casos
Encontros
|
Temas
|
Detalhamento
|
11/05 – Noite
|
1. Origens e
a evolução do conceito do modelo diamante de Porter
|
Livro:
On Competition, cap. 6
|
12/05 – Manhã
|
2. Clusters
in Developing Countries (2013)
|
CASES/READINGS:
·
Building a Cluster: Electronics and Information
Technology in Costa Rica, HBS Case Number: 9-703-422
ASSIGNMENTS:
1.
Why has President Figueres embarked on a new
economic development strategy upon taking office? How does his thinking
differ from past approaches? Evaluate this new approach.
2.
Does electronics/information technology represent a
realistic potential cluster for Costa Rica? What conditions are necessary for a viable cluster?
3.
Why is Intel interested in a Latin American plant as
part of its global strategy?
4.
Why would Intel choose Costa Rica?
5.
Given Intel’s decision, what steps should the Costa
Rican government take to further develop the cluster?
6.
What should Intel do to improve Costa Rica as a
business location now that it has chosen the country?
|
12/05 - Tarde
|
3. Cluster
Internationalization (2013)
|
CASES/READINGS:
· The
Dutch Flower Cluster, HBS Case Number: 9-711-507 (Revision November 2013)
ASSIGNMENTS:
1.
Draw a cluster map of the Dutch flower cluster
including the relevant groups of firms, institutions, and other involved
entities.
2.
Why has the Netherlands built the most competitive
cluster in the world in a country with a cold and cloudy climate?
3.
How has the Dutch cluster sustained its leadership
position for so long?
4.
Why has flower production internationalized over the
last few decades? How are the flower clusters in the various countries
connected? How do they compete?
5. What
are the challenges facing the Dutch cluster in 2011? What recommendations
would you make to FloraHolland? To the Dutch government? To a major grower?
|
18/05 – Noite
|
4. Clusters and
Cluster Development: Advanced Economies (2013)
|
CASES/READINGS:
·
The California Wine Cluster, HBS Case Number:
9-799-124.
·
The Australian Wine Cluster: Supplementary
Information, HBS Case Number: 9-703-492.
·
On Competition, review Chapter 7.
ASSIGNMENTS:
1.
Review the cluster map in Figure 7-2 in the textbook
(page 217). Be prepared to explain the components of the cluster map in more
detail. What modifications would you make to the map?
2.
What explains the emergence of California as the
dominant wine cluster location in the U.S., and one of the world’s leaders?
3.
Why have exports of France’s wine cluster stagnated
relative to the U.S., Chile, and Australia?
4.
What explains Australia’s emergence as a leading
wine-exporting nation?
5.
How important is government to wine cluster
development? In what ways does government help? Hurt?
6.
What recommendations would you make to sustain and
enhance the California cluster as of 2000? Actions by companies? Trade
organizations? The California state government? The Federal government?
|
19/05 – Manhã e Tarde
|
5. Elaboração de casos
|
1) Formar
grupos (até 05 discentes/grupo)
2) Escolher
entre os seguintes clusters:
-
Farmacêutico de Anápolis
-
Alimentos de Rio Verde (Brazil Foods)
3)
Esquematizar o caso sobre o tema escolhido
4)
Levantar dados necessários sobre o setor e o cluster
5)
Desenhar o esquema do diamante da competitividade do cluster
Prazo entrega
do texto finalizado: 19/06/2018.
|
METODOLOGIA E RECURSOS:
Apresentações
conceituais, solução de exercícios, utilização de cases. O curso é ministrado
com base no método do caso, que se utiliza de situações de realidade para
explorar uma determinada área de conhecimento. O desenrolar da disciplina
ocorre por meio de debates entre alunos, tendo o professor o papel de moderador
nas discussões. A análise dos casos é feita com base em metodologia de
avaliação de clusters desenvolvida pelo professor Porter, conhecida como
“modelo diamante”. Os casos a serem analisados estão todos em língua inglesa.
AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado pela sua frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento,
expresso em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aproveitamento do aluno é
verificado por meio das avaliações da aprendizagem. As notas são compostas da
seguinte forma:
- Resolução de caso
(individual): 20%
- Participação em aula
(individual): 30%
- Elaboração de caso (em
grupo):
50%
Total: 100%
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BETTS,
N. Sustainable economica development as a cluster strategy. Economic
Development Journal, Winter 2015, Vol. 14, No 1.
ELLET,
William. The case study handbook: How to read, discuss, and write persuasively
about cases. Cambridge, MA: Harvard Business School Publishing, 2007. 273 p.
HUGGINS, R.;
IZUSHI,
H. The competitive advantage of nations: origins and journey. Competitiveness
Review, Vol. 25, No 5, 2015, 458-470
PORTER,
Michael E. On Competition. Boston: Harvard Business School Publishing, 2008.
544p. (The Harvard business review book series).
SERIO,
Luiz Carlos Di (Org.). Clusters Empresariais no Brasil - Casos Selecionados.
1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007. v.1. 194 p.
SKALHOLT,
A.; THUNE, T. Coping with economic crises – the role of clusters. European
Planning Studies, 2014, Vol. 22, No 10. SLAPER, T.; ORTUZAR, G. Industry
Clusters and Economic Development. Indiana Business Review, Spring 2015.
SOLVELL,
O. The competitive advantage of nations 25 years – opening up new perspectives
on competitiveness. Competitiveness Review, Vol. 25, No 5, 2015, 471-481.
CASES:
Building
a Cluster: Electronics and Information Technology in Costa Rica, HBS Case
Number:9-703-422, 2013.
Frutos
do Brasil: Ice cream made of Brazilian native fruits: sustainable development
to depressed and biodiversity areas
The
Dutch Flower Cluster, HBS Case Number: 9-711-507, 2013.
The
California Wine Cluster, HBS Case Number: 9-799-124, 2013.
The
Australian Wine Cluster: Supplementary Information, HBS Case Number: 9-703-492,
2010.
Goiânia, maio de 2018
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Assinatura do Professor
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Visto do Coordenador
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