Disciplina Microeconomia da Competitividade, MOC, 2018


Finalizada a Disciplina Microeconomia da Competitividade, MOC, 2018 do Unialfa.
Em 2018, a disciplina foi ministrada pelos professores Alcido Wander e, Cintia Godoi.

Abaixo fotografias das atividades e, a ementa da disciplina:




Disciplina: Estudos de Caso MOC – Microeconomia da Competitividade
Carga Horária: 30 horas
Período: 11, 12, 18, 19/ maio/2017
Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
Professores: Alcido Wander Elenor e Cintia Neves Godoi
Titulação: Doutores


O PROGRAMA MICROECONOMIA DA COMPETITIVIDADE

O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA faz parte do Microeconomics of Competitiveness (MOC) Affiliate Network, coordenado pelo Institute for Strategy and Competitiveness, ligado à Escola de Negócios da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA) e, liderado pelo professor emérito Michael E. Porter.

Mais de 100 instituições, em mais de 65 países, em todo o mundo, são afiliadas ao Programa cujo objetivo principal é explorar, incentivar e desenvolver estudos sobre a competitividade de nações, regiões e cidades.

Anualmente, no mês de dezembro, o MOC promove um Workshop com as instituições afiliadas para discutir as experiências de cada uma em relação aos cursos e pesquisas realizadas.

O Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA passou a integrar a rede MOC, em 2011, e desde então tem enviado equipes de professores aos encontros anuais. O convênio internacional envolve os dois mestrados profissionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Instituição cuja equipe é formada por professores doutores em diversas áreas como Administração, Economia, Geografia e outras áreas.

O embasamento teórico-conceitual utilizado no Programa segue o chamado Modelo Diamante do Professor Porter, que explica a capacidade competitiva de uma região não somente pelos recursos e riquezas locais, como também pela presença de um mercado interno forte, pela participação e apoio de governos, universidades e institutos de pesquisa, e por meio da dinâmica competitiva das empresas existentes na localidade em estudo.

No Unialfa, o Programa abrange as seguintes atividades:

(1) disciplina oferecida anualmente “Estudos de Caso MOC” na qual são discutidos e analisados diversos casos de clusters internacionais;
(2) elaboração por parte dos alunos de estudos de clusters locais, regional ou nacional que são enviados ao Workshop anual para concorrer ao “Team Project Award”;
(3) estudos sobre competitividade regional conduzido pela equipe de professores que coordena o Programa; e
(4) orientações de dissertações de mestrado na área de competitividade regional.

A disciplina “Estudos de Caso MOC” é oferecida nos Programas de Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Regional, mas pode ser cursada como disciplina independente por alunos de outros programas e instituições, desde que tenham curso superior completo. Em 2018, a referida disciplina será oferecida no mês de maio, e somará 30 horas/aula.

EMENTA:
Por meio do método do caso para ensino, esta disciplina proporciona ao aluno entender e aplicar os conceitos e metodologias relacionadas à competitividade das empresas, regiões e nações, numa perspectiva microeconômica da estratégia.

CONTEÚDOS:
Modelo diamante: levantamento dos fatores de produção; condições da demanda; setores correlatos e de apoio; intensidade competitiva entre as empresas; Casos de Harvard sobre internacionalização e desenvolvimento de clusters.

JUSTIFICATIVA:
O uso do método do caso é uma tradição das melhores escolas de negócios do mundo. Este curso visa inserir o aluno no contexto, auxiliando-o a aplicar a metodologia de casos em aula, bem como escrever cases que possam ser adotados em cursos. Proporciona ao aluno entender e aplicar os conceitos e metodologias relacionadas à competitividade das empresas, regiões e nações, numa perspectiva microeconômica da estratégia. Visa explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial, considerando não somente os fatores tradicionais de produção, como também a participação de empresas, associações de classe, universidades, institutos de pesquisa, dentre outros. O programa MOC/UNIALFA faz parte de acordo do Centro Universitário com o Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston, Massachusetts, USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter.

OBJETIVOS
• Apresentar as características do método do caso;
• Orientar para a elaboração de um método de caso;
• Discutir casos em sala de aula

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Origens e a evolução do conceito do modelo diamante de Porter – Resumo direcionado
1.1 Metodologia de Estudos de Caso

2. Clusters in Developing Countries (2013)
3. Cluster Internationalization (2013)
4. Clusters and Cluster Development: Advanced Economies (2013)
5. Elaboração de Estudos de Casos

Encontros
Temas
Detalhamento
11/05 – Noite
1. Origens e a evolução do conceito do modelo diamante de Porter
Livro: On Competition, cap. 6
12/05 – Manhã
2. Clusters in Developing Countries (2013)
CASES/READINGS:
·       Building a Cluster: Electronics and Information Technology in Costa Rica, HBS Case Number: 9-703-422
ASSIGNMENTS:
1.       Why has President Figueres embarked on a new economic development strategy upon taking office? How does his thinking differ from past approaches?  Evaluate this new approach. 
2.      Does electronics/information technology represent a realistic potential cluster for Costa Rica? What conditions are necessary for a viable cluster?
3.      Why is Intel interested in a Latin American plant as part of its global strategy? 
4.      Why would Intel choose Costa Rica? 
5.      Given Intel’s decision, what steps should the Costa Rican government take to further develop the cluster?  
6.      What should Intel do to improve Costa Rica as a business location now that it has chosen the country?
12/05 - Tarde
3. Cluster Internationalization (2013)
CASES/READINGS:
·       The Dutch Flower Cluster, HBS Case Number: 9-711-507 (Revision November 2013)
ASSIGNMENTS:
1.        Draw a cluster map of the Dutch flower cluster including the relevant groups of firms, institutions, and other involved entities.
2.       Why has the Netherlands built the most competitive cluster in the world in a country with a cold and cloudy climate?
3.       How has the Dutch cluster sustained its leadership position for so long?
4.       Why has flower production internationalized over the last few decades? How are the flower clusters in the various countries connected? How do they compete?
5.       What are the challenges facing the Dutch cluster in 2011? What recommendations would you make to FloraHolland? To the Dutch government? To a major grower?


18/05 – Noite
4. Clusters and Cluster Development: Advanced Economies (2013)
CASES/READINGS:
·       The California Wine Cluster, HBS Case Number: 9-799-124.
·       The Australian Wine Cluster: Supplementary Information, HBS Case Number: 9-703-492.
·       On Competition, review Chapter 7.
ASSIGNMENTS:
1.        Review the cluster map in Figure 7-2 in the textbook (page 217). Be prepared to explain the components of the cluster map in more detail. What modifications would you make to the map?
2.       What explains the emergence of California as the dominant wine cluster location in the U.S., and one of the world’s leaders?
3.       Why have exports of France’s wine cluster stagnated relative to the U.S., Chile, and Australia?
4.       What explains Australia’s emergence as a leading wine-exporting nation?
5.       How important is government to wine cluster development?  In what ways does government help? Hurt?
6.       What recommendations would you make to sustain and enhance the California cluster as of 2000? Actions by companies? Trade organizations? The California state government? The Federal government?
19/05 – Manhã e Tarde
5. Elaboração de casos
1) Formar grupos (até 05 discentes/grupo)
2) Escolher entre os seguintes clusters:
- Farmacêutico de Anápolis
- Alimentos de Rio Verde (Brazil Foods)
3) Esquematizar o caso sobre o tema escolhido
4) Levantar dados necessários sobre o setor e o cluster
5) Desenhar o esquema do diamante da competitividade do cluster
Prazo entrega do texto finalizado: 19/06/2018.



METODOLOGIA E RECURSOS:
Apresentações conceituais, solução de exercícios, utilização de cases. O curso é ministrado com base no método do caso, que se utiliza de situações de realidade para explorar uma determinada área de conhecimento. O desenrolar da disciplina ocorre por meio de debates entre alunos, tendo o professor o papel de moderador nas discussões. A análise dos casos é feita com base em metodologia de avaliação de clusters desenvolvida pelo professor Porter, conhecida como “modelo diamante”. Os casos a serem analisados estão todos em língua inglesa.

AVALIAÇÃO:

O aluno será avaliado pela sua frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento, expresso em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aproveitamento do aluno é verificado por meio das avaliações da aprendizagem. As notas são compostas da seguinte forma:

- Resolução de caso (individual):               20%
- Participação em aula (individual):          30%
- Elaboração de caso (em grupo):               50%
Total:                                                             100%

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BETTS, N. Sustainable economica development as a cluster strategy. Economic Development Journal, Winter 2015, Vol. 14, No 1.

ELLET, William. The case study handbook: How to read, discuss, and write persuasively about cases. Cambridge, MA: Harvard Business School Publishing, 2007. 273 p. HUGGINS, R.;

IZUSHI, H. The competitive advantage of nations: origins and journey. Competitiveness Review, Vol. 25, No 5, 2015, 458-470

PORTER, Michael E. On Competition. Boston: Harvard Business School Publishing, 2008. 544p. (The Harvard business review book series).

SERIO, Luiz Carlos Di (Org.). Clusters Empresariais no Brasil - Casos Selecionados. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007. v.1. 194 p.

SKALHOLT, A.; THUNE, T. Coping with economic crises – the role of clusters. European Planning Studies, 2014, Vol. 22, No 10. SLAPER, T.; ORTUZAR, G. Industry Clusters and Economic Development. Indiana Business Review, Spring 2015.

SOLVELL, O. The competitive advantage of nations 25 years – opening up new perspectives on competitiveness. Competitiveness Review, Vol. 25, No 5, 2015, 471-481.

CASES:

Building a Cluster: Electronics and Information Technology in Costa Rica, HBS Case Number:9-703-422, 2013.

Frutos do Brasil: Ice cream made of Brazilian native fruits: sustainable development to depressed and biodiversity areas

The Dutch Flower Cluster, HBS Case Number: 9-711-507, 2013.

The California Wine Cluster, HBS Case Number: 9-799-124, 2013.

The Australian Wine Cluster: Supplementary Information, HBS Case Number: 9-703-492, 2010.




Goiânia, maio de 2018

Assinatura do Professor

Visto do Coordenador






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